PESQUISE AQUI

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Visita ao Solar do Colégio


O Solar do Colégio  em estilo barroco jesuítico, construído pelos jesuítas na metade do século XVII. No altar de sua capela, está sepultada Benta Pereira . É um dos pontos turísticos de nossa cidade.Nossos alunos estiveram lá e abaixo , apresentam alguns relatos sobre o que viram.
Fotos do Solar do Colégio.





Fragmentos de relato da viagem – Solar  do Colégio

        Estivemos lá em março .Três de nós foram a primeira vez e duas paela segunda.tivemos uma grande oportunidade de conhecê-lo e ás que já conheciam , foi fonte de mais informações.Conhecemos a história local e tudo o que se passou em outra época.
        Fomos com toda a turma , por intermédio de um trabalho de campo que nossa escola [Colégio Estadual dr. Barros Barreto] promoveu  juntamente com as demais turmas  do 1º ano do Ensino Médio.mas tudo com a supervisão de nossos professores de História.
        Quando chegamos. Ficamos um pouco espantados , pois é um local um tanto abandonado [isolado] e aparentemente uma estrutura como qualquer outra.
        Todos descemos do ônibus e formamos uma fila para entrar no museu , pois trata-se de um lugar histórico e de grande importância.A organização e a educação Têm que prevalecer.
Turma 1002 - Letícia , Ludmila , Thayná , Raylanna e Stéfany  .


        A história do prédio é rica.O mesmo pertenceu , primeiramente aos jesuítas, mas depois de expulsos pelos portugueses, o prédio passou a pertencer à família Barroso.Após a morte do último herdeiro Barroso, um “solteirão” fez do prédio sua morada e foi ele quem vendeu o prédio ao Estado, que com o prédio em posse, permitiu que o dono permanecesse morando até a sua morte.
        Pelo que ouvimos da instrutora e pelas fotos , o lugar era lindo , deslumbrante.A igreja que há dentro do prédio e os móveis a ele pertencentes eram compostos de ouro.Peças antigas e valiosas , hoje não se encontram mais lá.devido ao descuido do estado, que após a morte do “solteirão” , não aplicou a devida segurança ao Solar do colégio.Na verdade não houve segurança nenhuma .Um verdadeiro descaso com o patrimônio.
        Pelas falta de cuidado e proteção do solar, oóbvio aconteceu.Quase 100% das peças valiosas foram furtadas.Hoje , restam alguns vestígios e peças, porém em pouca quantidade.O que é uma pena!
Turma 1003 - Sabrina , Fabrício , Dayara e Paulo Ricardo.


         O solar do colégio agora virou um museu.Há muitos anos atrás , o solar foi habitado pela família Barroso.Eles viveram lá ha gerações.Quando fui ao museu , a guia contou para a turma a história do solar.Na fazenda , onde ficava a casa , havia ao lado uma capela , toda revestida em ouro.as mulheres da família , não podiam ver a missa em baixo , junto com os homens e seus maridos.Havia um local reservado a elas.na hora de dormis, eles dormiam em quartos separados.A guia também nos contou que o governo depois tomou o solar.Ofereceu uma quantia em dinheiro  para a família.Eles tiveram que sais , independente de sua vontade.Quando o solar , passou para as mãos do governo,este não colocou nenhum guarda para o vigiar.Bandidos roubaram tudo , inclusive o ouro daquela casa,tudo que tinha valor material.
        Hoje virou um museu para apresentar a história do solar e revelar fatos exclusivos daquela época.E ainda existia alguns objetos que sobraram do furto.Objetos que pesquisadores encontram como : garfos, dobradiças , pregos , duas pedras que separavam o território, quando as famílias brigavam e até ossos humanos.
Turma 1001  -  Ana Paula , Joice Conceição ,Losleny , Ramon Rodrigues.


         Dia 16 de abril de 2012 , fomos visitar o Solar do Colégio , para conhecer um pouco da história de Campos.Um lugar histórico, que guarda muitas lembranças do passado.
        Lá encontramos ,várias coisas interessantes , como o altar que era coberto de ouro .Existia lá 3 santos.Uns deles era o divino Espírito Santo , a outra imagem era de Nossa Senhora
da Conceição  e a outra imagem de Santo Inácio.eles diziam que quem fosse enterrado perto do altar , estaria bem mais próximo do céu.os criados eram enterrados em volta.
        Eles eram muito ricos, tinham mais de 1500 escravos.
        A casa era dividida assim , uma parte era a igreja , outra parte era o colégio e encima era a residência deles.os barões quando precisavam de alguma coisa, bastava andar ou bater no chão , que os escravos embaixo escutavam  e iam atender.
        Na casa haviam janelas finas e compridas , que serviam como defesa destaque, para quem fosse atacá-los.Naquele tempo não existia luz e nem água encanada, quando eles queriam tomar banho, era muito trabalhoso, tinham que usar um tipo de bacia e se molhar com o auxílio de copos.
        Lá havia um lugar reservado para ler , tinha a namoradeira que servia para receber os convidados e para namorar.
        Descobrimos muitas coisas legais .É  interessante conhecer o passado.
Turma 1001 -  Janaina Gomes , Kesley da Costa  , Apolinário , Eduardo Rodolfo , Luane Tavares.


         Estivemos  no Solar do Colégio , no dia 16 de abril de 212 , em um passeio do C.E.Dr.Barros Barreto.
        Em relação ao Solar do Colégio, não sabemos muita coisa da sua história .O prédio também não era como  estávamos esperando .As condições da fachada , não estava lá essas coisa.Mas mesmo assim , o prédio é muito importante para a nossa cidade.Lá é a sede do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes , desde março de 2004.Construído pelos jesuítas em meados do século XVII.Muitas pessoas foram enterradas ali , moradores e escravos.
        Se tivéssemos a  oportunidade de voltar ao solar, gostaríamos de visitar a parte superior do solar.No dia que fomos, não tivemos a oportunidade de conhecer.
Turma 1001 – Marlon Santos , Hugo Gomes e Igor Gomes.


       Estive no solar do colégio e adorei. Tenho vontade de retornar. Em relação ao solar do colégio,eu acreditava que seria muito chato . Mas chegando lá , aprendi muitas coisas e gostei muito.
       Lá está enterrado o corpo de Benta Pereira e também dos escravos que lá viviam .O solar do colégio foi abandonado e foi saqueado , tudo de valor que tinha foi roubado .Lá é um ponto turístico que nós podemos visitar com a família.
Alunos do 1º ano -Valdeir e Igor



    Nós saímos do C.E.dr.barros Barreto às 08:00 horas em dois ônibus , cheganso lá ás 08:35 h.Ao chegarmos lá , enfrentamos uma fila para assinar o livro de presenças.Logo depois, todos os alunos foram para o antigo altar onde hoje é um auditório.Lá a Guia nos falou um pouco sobre a história do lugar e apresentou alguns objetos como : quadros , restos do antigo altar e utensílios usados pelos moradores de lá
   É muito importante conhecer mais sobre a história do lugar onde vivemos.
   Desde março de 2001, o Solar do colégio passou a ser o Arquivo Público Municipal de Campos .Ele guarda o túmulo de Benta Pereira, uma  importante mulher para Campos.
   Nesta excursão, descobrimos que o prédio do Solar do colégio é o mais antigo de Campos. Ele foi materializado nos vestígios da antiga sede da fazenda Nossa senhora da Conceição e Santo Inácio, construída pelos jesuítas em meados do século XVII.
   Esse é um relato de um pouco que conhecemos nesta viagem.
Turma 1001 – Vanessa , Stalony , Matheus e Luciano .

Nenhum comentário:

Postar um comentário