Ensinar aos
alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma
pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas,
mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter
um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já
no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto
de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma
informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve
seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:
• 1- Definir o Tema ou
Pergunta Definir
o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo
próprio professor ou deixar livre ao aluno.
• 2- Encontrar fontes
seguras Sites
indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros
educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar
somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.
• 3- Interpretar as
informações encontradas Interpretar
tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são
necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.
• 4- Desenvolver a
produção escrita Fazer
esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um
aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as
próprias palavras, interpretação das informações
• 5- Publicar ou expor
em forma de amostra ou apresentação Mostrar os resultados em
publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou
slides
• 6- Apresentar a
bibliografia utilizada. Apresentar
ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos:
livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos,
etc.
Fontes:
· Revista Nova escola
· Introdução à metodologia
do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade
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