PESQUISE AQUI

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dicas para uma boa pesquisa





Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório. 
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação. 
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir: 

• 1- Definir o Tema ou Pergunta Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno. 

• 2- Encontrar fontes seguras Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc. 

• 3- Interpretar as informações encontradas Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho. 

• 4- Desenvolver a produção escrita Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações 

• 5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides 

• 6- Apresentar a bibliografia utilizada. Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc. 


Fontes: 
· Revista Nova escola 
· Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade

ERÇA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário