PESQUISE AQUI

sábado, 6 de agosto de 2011

359ª Festa do Santíssimo Salvador



Celebra-se na Diocese, Catedral e Cidade de Campos dos Goytacazes a Festa do Padroeiro, o Santíssimo Salvador. Pela primeira vez, o novo bispo diocesano, S. Exa. Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, celebrou a Santa Missa Pontifical da tradicional festa campista.

A Catedral-Basílica estava ricamente hornada e transbordante de fiéis às 10h deste sábado para honrar o seu Divino Padroeiro. Havia cerca de 30 padres presentes para a concelebração,  presentes ainda um considerável número de seminaristas, menores e filósofos.

Além da parte religiosa a festa também conta com a corrida ciclística , a  regata no Rio Paraíba do Sul e os shows.


Nessa sexta haverá o show com o grupo Católico Anjos do Resgate, no dia 06, e Lulu Santos, no dia 07, a partir das 21h, no palco oficial montado na Praça São Salvador. Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo lima, Patrícia Cordeiro, a festa do padroeiro é o principal evento do calendário festivo do município.


História

Imagem do Santíssimo Salvador 

Tudo começou há muitos e muitos anos (por volta de 1649) com uma humilde capelinha de palha (hoje Igreja São Francisco), que mais tarde foi reconstruída por um general de nome Salvador Correa. Por volta de 1745, foi feita uma segunda capela naquela que hoje chamamos Praça São Salvador. A Catedral Diocesana de Campos foi erguida com a mesma estrutura da antiga Igreja da Matriz, sendo ampliadas somente as suas torres, para dar o tom de Catedral e a parte de sua cúpula. Consta nos arquivos da Igreja Matriz que ela foi criada em 04 de dezembro de 1922. Foi quando passou à condição de Catedral, sendo que, em 1965, recebeu por decisão do papa Paulo VI, o título de Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, o próprio Jesus Cristo.

Como surgiu o nome São Salvador

Até hoje há quem pense que São Salvador seja um dos santos da igreja católica, e não, o próprio Jesus Cristo. Essa história está ligada à questão da colonização. Remonta às capitanias. Naquela época, era costume que se erguesse uma capela ou igreja, onde o santo representasse o nome do principal governante. Como aqui foi o General Salvador Correia de Sá e Benevides, e como não existia um santo com esse nome, foi escolhido o próprio Cristo. Daí o nome São Salvador ou Santíssimo Salvador.




            A Festa no Passado


Igreja Matriz 


Construção da catedral




Procissão do SS. Salvador



A Festa no Presente




Catedral Diocesana de Campos



 
Prova Ciclística


Regata



                                                                             






Nenhum comentário:

Postar um comentário