PESQUISE AQUI

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Folclore em Campos dos Goytacazes




Sendo uma região marcada pela aristocracia rural durante muito tempo, Campos é rica em seu folclore, do qual destacamos as seguintes manifestações: Jongo e Mana-Chica, danças típicas; Ururau da Lapa, lenda; e no carnaval o Boi Pintadinho, que a cultura transformou em Boi-de-Samba, sendo única esta manifestação do Boi no Brasil

Principais Eventos Culturais:
Projeto Farol- Programação Cultural, Esportiva e de Lazer realizada durante o verão na praia de Farol de São Tomé.

Cavalhada de Santo Amaro- Festa em louvor ao Padroeiro da Baixada Campista, realizada há mais de 327 anos ininterruptos.

Exposição Agro-Pecuária- Considerada a maior exposição de todo o estado, com duração de 10 dias. Realizada há mais de 36 anos.
Festa do Santíssimo Salvador- É a festa do padroeiro da cidade que consiste de programação sacra e profana, com quermesse, grandes shows populares, concertos de música erudita, festival de dança, atividades esportivas, etc. Na foto abaixo, pode-se observar a beleza interna da Catedral do Santíssimo Salvador.

Festival de Música de Inverno- Encontro nacional de música erudita realizado nos mês de julho com a presença de grandes instrumentistas e cantores líricos.
Festival da Primavera- Festival de música popular realizado pela Prefeitura Municipal.


Gastronomia:

A cana-de-açúcar determinou significativamente a culinária campista, tornando os doces da cidade afamados em todo o Brasil, e o campista conhecido como Papa-Goiaba, dado à fama da goiabada cascão. Sem dúvida, os doces típicos são a maior virtude turística do município e o grande fator de desenvolvimento econômico da região. A terra, propicia ao plantio da cana-de-açúcar, associada à colonização portuguesa, e mais forte, à Colônia Árabe fez com que Campos se especializasse na doceria, onde destacam-se: babas-de-moça, fios-de-ovos, rapaduras, quindins, bom-bocados, melados, goiabadas, e chuvisco (foto), certamente o mais famoso dos doces, que de Campos se espalhou pelo mundo.



Clique aqui e veja tudo que Campos proporciona culturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário